Sonhando os Sonhos de Deus


Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi, seu pai (...) Foi, pois, o rei a Gibeão para oferecer sacrifícios ali, porque aquele era o principal dentre os altos; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar. (1Re 3.3-4). 
Por mais que se fale sobre amar a Deus, só há uma forma de demonstrar: agindo (leia também: O amor). Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. (Jo 14:21).
Salomão sacrificou mil holocausto e naquela mesma noite o Senhor lhe apareceu em sonhos e disse: Pede o que quiseres que te dê (1Re 3.5).

A bíblia nos ensina que pedimos mal e por isso não recebemos (Tg 4.3). Fico imaginando em quantas oportunidades recebemos a visitação do Senhor e a desperdiçamos. Isso não aconteceu com Salomão.

Sabemos que Salomão era muito jovem. E como qualquer pessoa de sua idade, nutria muitos sonhos e desejos em seu coração. Há uma tendência natural no homem que o faz satisfazer o seus próprios interesses e esquecer dos propósitos do Criador. Mas nesse teste em que tantos decepcionam a Deus, Salomão passou com louvor.

Mesmo cheio de desejos e sonhos, e esses conhecidos pelo Senhor (1Re 3.11), não vacilou ao receber a visitação divina. E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; e sou ainda menino pequeno, nem sei como sair, nem como entrar. E teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? (1Rs 3:6-9)

Salomão reconheceu que a posição que ele ocupava (pois havia assumido o trono de seu pai, Davi) já era uma grande dádiva de Deus. Entendeu também a sua posição de servo e tocou o coração do Senhor demonstrando o desejo de cuidar do povo dEle.
Sabia o quão precioso aos olhos de Deus é o povo que Ele escolheu. Há um ditado antigo: “Quem adoça a boca de meu filho adoça a minha boca”. Nesse ponto Salomão adoçou a boca de nosso amoroso Pai.
Poderia ter escolhido riquezas e glórias (1Re 3.11), mas preferiu abrir mão dessas opções para agradar o coração do Senhor, pedindo sabedoria para cuidar do povo que Deus ama.
Amar a Deus é amar tudo aquilo que Ele ama.
Salomão abriu mão de seus sonhos para realizar os sonhos de Deus. Quantas coisas queremos receber, mas não somos capazes de deixar os nossos desejos egoístas e não entendemos porque Deus não responde. Seríamos capazes de abrir mão de nossos sonhos, para realizar os sonhos de Deus? O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é diferente daquilo que o mundo nos ensina: Para viver é preciso morrer (Jo 12.24, Rm 6.2-4); para receber, devemos dar (Lc 6.38); para ser o maior tem que ser o menor (Lc 22.26).

João afirma: E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. (1Jo 5:14-15)

Antes de pedirmos devemos saber o que o Senhor quer de nós. Dessa forma o nosso Deus, que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos (Ef 3.20), nos atenderá. Foi o que aconteceu, Salomão demonstrou o interesse em agradar ao Senhor e como resposta ele obteve tudo o que sonhava: E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. (1Rs 3:13)

Sonhemos os sonhos de Deus. Certamente não seremos decepcionados pelo Senhor
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho da caridade que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; (Heb 6:10-11).


Tecnologia do Blogger.