A Graça não é uma Licença para Pecar

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1Jo 2:1-2)

Não devemos pensar que a graça de Deus é uma licença para pecar. João registra “estas coisas vos escrevo, para que não pequeis”, mas SE ALGUÉM PECAR...

O pecado é um acidente de percurso na caminhada de um servo de Deus que, infelizmente, pode acontecer (1Jo 1.10) e temos a provisão de Cristo para o perdão.
A Graça não é uma lçicença para pecar
Vamos usar o exemplo de um seguro de veículo. Quando alguém paga pelo seguro de um veículo contra acidentes, não sai por aí procurando bater o carro para receber o seguro. Pelo contrário, faz de tudo para que isso não ocorra. Caso isso aconteça, o seguro cobrirá os danos. Os acidentes que porventura ocorrerão (ou não) são meros acasos.
As pessoas pagam seguro para uma eventual necessidade, mas não pretendem usá-lo nunca. Pois será usado em um momento de desconforto que prefeririam nunca terem passado. O pecado nos separa de Deus (Is 59:1-2) e tem um salário alto: A morte (Rm 6.23). Fazendo uso dessa comparação, poderíamos dizer que temos um seguro pago pelo sangue de Cristo, mas segue um aviso:
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? (Heb 10:29)

Assim deve ser a nossa relação com a provisão de Deus para os nossos pecados. Usando a analogia, podemos dizer que essa provisão é uma espécie de "seguro dos céus" pago pelo sangue de Jesus. O fato de a termos, não significa que devemos sair por aí pecando.
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. (Rm 3:8)

Como luz do mundo e sal da terra todo cristão é chamado para fazer a diferença nesse mundo.

    Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. (Fp 2:14-16)

Que a Paz seja com todos!
Tecnologia do Blogger.