A Porta Que Deus Abre, Ninguem Fecha (Parte II)

Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força , guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” Ap. 3:8

Para aplicar o que lemos na 1ª Parte, vamos estudar o caso de um homem que fechou a Porta. O nome dele é Jeroboão e o relato bíblico está em 1Re 11:26 até 1Re 14:20.
Jeroboão era homem valente que despertou a atenção do rei Salomão que o pôs sobre todo o cargo da casa de José (1Re 11:28). Porém Jeroboão se levantou contra algumas atitudes do rei (Vs 26, 27).
A parte relevante para nós, ocorre quando Jeroboão tem seu encontro com o Profeta Aías (Vs 29-39). O profeta declara as Palavras de Deus à Jeroboão dizendo que: O Senhor iria dividir o reino de Israel (Composto de 12 Tribos) em duas partes (10 + 2), e que daria a ele o reinado sobre as dez tribos. Ainda declarou o motivo por que isto aconteceria: Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom, e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que parece reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai (vs 33).
O Senhor disse pelo ministério do Profeta Aías: E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma e serás rei sobre Israel. E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel (Vs 37-38). Reinar sobre tudo que desejar a tua alma foi a Porta (através de Sua Palavra) que Deus abriu para Jeroboão. Mas havia uma condição Ser reto como Davi e não cometer os erros de Salomão. Davi não foi um homem perfeito, teve suas falhas, mas as enfrentou com sinceridade de coração e deu lugar ao arrependimento.
Até aqui vimos que o Senhor colocou uma Porta aberta diante Jeroboão.

Jeroboão reinou sobre as 10 tribos como o Senhor Deus falara. Porém, ao ver que todo o povo, como ordenara Deus na Lei, descia à Jerusalém para adorar e sacrificar, teve medo. E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá. Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. (I Reis 12:26-30)
Com medo de perder o povo, deu lugar ao desespero e não guardou a palavra de Deus que disse: reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma e serás rei sobre Israel. E negou a nome do Senhor quando deu início à idolatria e creditou a eles a libertação de Israel do Egito.
Nós vemos aqui Jeroboão fechando a porta que Deus abrira a ele. O Senhor decreta: Vai, dize a Jeroboão: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te pus por príncipe sobre o meu povo de Israel, e rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos, antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas; portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. (I Reis 14:7-10)

Leia Porta que Deus Abre, Ninguem Fecha (Parte I) e Porta que Deus Abre, Ninguem Fecha (Parte III)

Tecnologia do Blogger.