Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

A Porta Que Deus Abre, Ninguem Fecha (Parte III)

Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força , guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.” (Ap. 3:8)

Agora vamos ver como se entra pela porta acompanhando o exemplo de Jacó. Após o episódio em que engana a seu pai Isaque (Gn 27), ele foge de seu irmão Esaú que o ameaça de morte. Neste momento, Jacó segue para Padã-Arã e, ao passar a noite em Betel, teve um sonho. E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; e eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado (Gênesis 28:13-15) .

Esta é uma porta (promessa, palavra de Deus) que o Senhor abriu na vida de Jacó. Ele trabalhou 20 anos para seu tio e sogro Labão. Após este período, o anjo de Deus, em sonho, fala para que retorne à terra de seus pais (Gn 31:11-13)

Então ao partir para sua terra, Jacó envia mensageiros à frente para ver como estão os ânimos de seu irmão Esaú enviando-lhe presentes. A resposta não foi muito agradável: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele (Gênesis 32:6). Esaú viria para executar a vingança como havia prometido.


A partir daí trava-se uma batalha espiritual na vida de Jacó. Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos. (Gênesis 32:7)

Apesar do medo, ele reuniu forças para orar ao Senhor. O nosso texto básico diz: tendo pouca força , guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. A pouca força ocorre no momento de angústia, de medo. É a hora de praticarmos tudo aquilo que temos aprendido sobre a Palavra de Deus. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens (Jo 10:9). Mas, nesse momento, muitos fracassam por que não oram, não buscam a Deus. Jacó fez três coisas importantes:

  1. Guardou a palavra, não esqueceu da promessa : Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o SENHOR, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem. (Gênesis 32:9)

    E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar. (Gênesis 32:12)
    [promessas de Gênesis 31:13 e 28:13-15]

  2. Não negou o nome do Senhor: Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o SENHOR que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem; (Gênesis 32:9)

  3. Foi sincero: - Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos. (Gênesis 32:11)

Podemos dizer que Jacó entrou pela porta e salvou-se da ira de seu irmão que vinha para matá-lo. Quando a palavra de Deus é colocada em prática, situações mudam. E foi o que aconteceu: Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. (Gênesis 33:4)

O desfecho poderia ter sido diferente, se Jacó estivesse esquecido das promessas de Deus. Infelizmente muitos são os que, como Jeroboão, esquecem das Palavras que Deus tem falado. E por isso estão sofrendo as consequências. Não esqueça: eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar. Não feche a porta que Deus tem aberta pra você!!!

Leia tambem Leia A Porta Que Deus Abre, Ninguem Fecha (Parte I) e A Porta Que Deus Abre, Ninguem Fecha (Parte II)

0 comentários:

Mais Vistas