Entenda a Visão de Viver Pela Lei ou Graça

Graça de Deus Respeito ao Próximo
Deus nos fala em situações do cotidiano, essa é uma daquelas experiências em que Deus esclarece sua Palavra.

Lei x Graça. Este é um assunto muito debatido e mau compreendido. Gostaria de deixar minha contribuição para o crescimento do corpo de Cristo.

Moro numa cidade que, como na maioria do Brasil, tem lei sobre assentos preferenciais nos ônibus coletivos (aqueles para idosos, grávidas, etc..). E foi nesse ambiente que Deus ministrou ao meu coração a diferença entre viver pela Lei e viver pela Graça de Deus.

Bem vamos ao que interessa! Existe uma lei municipal que diz que esses lugares reservados podem ser ocupados por qualquer indivíduo, desde que não haja alguém no ambiente que preencha os requisitos dessa lei (idosos, mulheres grávidas, deficientes físicos, etc..). Caso contrário deve-se ceder o lugar a essas pessoas. Temos duas situações básicas: 1) Aqueles que não respeitam a lei e não cedem seu lugar, já que não há uma pena para o descumprimento deste regulamento. 2) Aqueles que, prontamente, ao ver pessoas que preenchem os tais requisitos, cedem seus lugares.

Não vamos nem falar do primeiro tipo, pois não merecem nossa atenção, apenas o desprezo. Talvez você seja uma das pessoas que se enquadram no segundo tipo e cedem gentilmente o lugar pra cumprimento da regra exposta. E por isso se sinta até orgulhoso por isso.

Mas posso citar um terceiro tipo de pessoas: Aquelas que mesmo sentadas em assentos não reservados e, portanto, fora do alcance desta lei, vendo outras que preencham os requisitos ou não, cedem gentilmente seus lugares.

Nesse ponto nós começamos a separar a Lei da Graça: Quando realizamos algo apenas porque existe uma lei que “obriga a fazer”, vivemos pela Lei e, segundo Jesus somos “servos inúteis”. Mas quando fazemos algo simplesmente porque queremos fazer o que é certo, por amor a Deus e as pessoas, vivemos pela graça.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos [somente] o que devíamos fazer. (Lc 17:10)
Voltando a nossa ilustração, Graça é quando você cede o lugar, mesmo quando não há lei para isso, simplesmente pelo fato de ser gentil e demonstrar amor com o seu próximo.
Porque toda a lei se cumpre numa [só] palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gl 5:14)
A graça nos exime da “obrigação de fazer” e substitui pela “satisfação em fazer”. A escolha somos nós que fazemos. Agora devemos fazer por que amamos a Deus e procuramos fazer o que é certo. Vencer nossa natureza carnal é um dos grandes desafios do Evangelho.

Deus os abençoe!

Tecnologia do Blogger.