Você Conhece a Deus???




Agora eu respondo: Somente agora eu conheço o Senhor de verdade! Antes eu só O conhecia de ouvir falar. (Jó 42:5 BV)
No fim do livro de Jó, ele mesmo chega a uma conclusão muito importante: Apesar de ser um homem temente a Deus e que tinha o próprio testemunho dEle, ele não O conhecia de verdade. Infelizmente isso é muito comum, muitos cristãos ainda não conhecem ao Senhor, apenas ouvem falar dEle. Nós, cristãos, temos uma grande vantagem sobre Jó: O Espírito Santo de Deus derramado sobre as nossas vidas.

Características de Quem Apenas Ouve Sobre Deus, mas não o conhecem ainda:

  • Ansiedade - Jó chegou a esta conclusão no fim do livro, o que indica que no início não era assim. Então recorramos a Jó 3:25-26: Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece. Não tenho descanso, nem sossego, nem repouso, e já me vem
    grande perturbação
    . Podemos ver que Jó não vivia descansado, sossegado. Esta é uma forte característica de quem não conhece a Deus: viver em constante preocupação, stress. Jesus disse: Não andeis ansiosos (Lc 12:22). Paulo tambem escreve isso em Filipenses 4:6.
  • Não cumpre os mandamentos, a Palavra de Deus - O fato de uma pessoa frequentar uma igreja e, até mesmo, ter o rótulo de cristão não significa que pratique a Palavra e os Mandamentos de Deus. E 1Jo 2:4 (ARA) deixa isto muito claro: Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
  • Permanece no Pecado - Portanto, se permanecermos junto dEle, e lhe formos obedientes, não pecaremos também; mas aqueles que continuam a pecar, devem entender isto: eles pecam porque realmente nunca O conheceram nem chegaram a ser dele (1Jn 3:16 BV)
O que Fazer para conhecê-lo?

Como disse anteriormente, nós cristão temos uma grande vantagem sobre Jó: Jesus rogou por nós. Como assim?? Nós vemos Jesus rogando por Pedro para não desfalecer na fé (Lc 22:32). E mais tarde podemos ver Pedro, apesar de ter negado a Jesus, liderando a Igreja, ressuscitando mortos, curando enfermos, etc..
Mas o que não percebemos é que Jesus tambem rogou por nós. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós (Jo 14:16-17).
Mas para que?? Para, assim como Pedro, não desfalecermos na fé. Como: Andando no Espírito. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gal 5:16). Não cumprindo as concupiscência, não há pecado.
Mas tambem pela necessidade de termos um Consolador. Ec 4:1(ARC) diz: Depois, voltei-me e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador; e a força estava da banda dos seus opressores; mas eles não tinham nenhum consolador.
Ainda tem mais, voltando ao assunto inicial, a bíblia declara que quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir (Jo 16:13).Jesus disse que Ele é a verdade (Jo 14:6). O Espírito Santo, o Consolador nos guiará no conhecimento do Senhor. Você ainda tem dúvidas, então leia isto:
Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória(...) Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus (1Co 2:6-7,10).

O Espírito Santo foi enviado com o propósito de conhecermos melhor a Deus, como diz no versiculo anterior, as profundezas. A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus (Ef 3:18-19).
Jesus declarou aos seus discípulos : Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora (Jo 16:12). Logo após, Ele diz que enviaria o Consolador. Para que possamos conhecer a Deus. Chega de apenas ouvir falar dEle. Conheça-o e prossiga no conhecimento (Os 6:3). O problema é que muitas pessoas não proseguem, porém o conhecimento de Deus é infinito assim como Ele é eterno.
Jó descobriu isso, e nós quando vamos acordar para este fato??? Lembre-se nós temos mais que Jó, temos o Espírito Santo de Deus, o nosso Consolador. Há muita gente sofrendo por falta de um Consolador, mas Jesus O enviou para nós. Infelizmente, os demônios opressores ainda estão prevalecendo sobre muitas vidas. Há pessoas que, mesmo batizadas no Espírito Santo, não O ouvem e não se aproximam dEle. E por isso não fazem uso desta dádiva que Deus nos presenteou.



Textos Bíblicos tirados da Biblia Eletrônica E-sword. Salvo os versículos identificados com ARC (Almeida Revista e Corrigida) e BV (Bíblia Viva) Todas as demais correspondem à tradução ARA (Almeida Revista e Atualizada).
Tecnologia do Blogger.