Mente Cauterizada


Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência (1Tm 4:1-2)

A Bíblia nos adverte que, pela hipocrisia, muitos tem tido sua consciência cauterizada. Essas pessoas mentem para si mesmo e para Deus. Suas consciências já não doem mais, vivendo uma vida de mentiras. O irmão (da igreja) por ser amigo do outro tolera e, até, apóia o pecado alheio. Daí então cria-se um grupo de "tolerância ao pecado" dentro da igreja. Estes grupos se espalham cada vez mais nos templos e crescem dia após dia. Daí tantos escândalos, tantas pessoas prostradas diante do pecado e de satanás.
A Palavra de Deus nos adverte que devemos purificar a má consciência (Hb 10:22). Que em nossos encontros devemos nos reunir para estimularmos ao amor e às boas obras (v.24) e não ao pecado. E que devemos admoestar (advertir amigavelmente) uns aos outros. A chegada de Jesus está próxima e devemos alertar aos nossos irmãos de que não permaneçam no pecado (v.25)
Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos (Pv 27:5-6).
Passar a mão na cabeça de alguem a pretexto de que amamos é, segundo a bíblia, engano. Devemos amar a justiça, mas odiar o pecado (Hb 1:9). Não só na vida do próximo, mas essa investigação deve começar pela nosa própria vida (1Co 11:28-31).
O apóstolo Paulo declara: Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens (Act 24:16). Deve haver um esforço de nossa parte em não aceitar o mau sobre nossa vida, renovando nossas mentes (Rm 12:2) para não naufragar na fé (1Tm 1:9).

Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia (1Tm 1:5).

Tecnologia do Blogger.